Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Mitos e verdades sobre energia solar Mitos e verdades sobre energia solar
Início » Mitos e verdades sobre energia solar

Mitos e verdades sobre energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Está cada dia mais evidente que a energia solar é o futuro da humanidade. E, para economizar energia e diminuir o valor da conta no final do mês, empresas e residências buscam cada vez mais essa opção produzida pelas placas fotovoltaicas. Por isso, esse movimento colocou a energia solar como uma das tecnologias mais em alta no momento. Mas, você já ouviu falar nos mitos e verdades sobre energia solar?

Neste post vamos explicar o essencial sobre o assunto e desvendar o que é mito e o que é verdade sobre sistemas fotovoltaicos. Fique com a gente e confira!

> Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre placas fotovoltaicas

Placas solares não funcionam em dias nublados

E o primeiro item de nosso artigo sobre nitos e verdades sobre energia solar é MITO!  Aliás, trata-se de uma ideia que já caiu por terra há algum tempo. Mas, realmente, sua eficiência energética em dias nublados acaba sendo reduzida, porém, não há uma total parada na produção. Ainda que o sol fique encoberto, ainda continua havendo a incidência de luminosidade sobre a superfície da Terra.

As placas solares duram mais de 25 anos

É verdade! Depois de instalar os painéis fotovoltaicos, esses equipamentos podem durar até mais que 25 anos, conservando 80% de seu desempenho na produção de energia, portanto, é mais um ponto sobre os mitos e verdades sobre energia solar.

As manutenções devem ser constantes

É mito. A estrutura dos painéis solares é extremamente simples, sem partes móveis nem encaixes que exijam manutenção regular. Assim, em relação à sujeira, a própria inclinação própria da instalação, juntamente com a água da chuva garantem que as placas fiquem limpas.

Se essa limpeza não acontecer com a chuva, o proprietário do sistema consegue fazer a manutenção. Então, dessa vez, entre os mitos e verdades sobre energia solar, o mito venceu.

A conta de luz fica mais barata

É verdade. Por sinal, essa é uma das afirmações que mais atraem adeptos dos sistemas fotovoltaicos entre os mitos e verdades sobre energia solar.

De 2021 para 2022, o país atravessou a maior crise hídrica de que se tem notícia, que ocasionou um aumento estratosférico nas tarifas de energia. Dessa forma, o sistema solar fotovoltaico passou a proporcionar uma significativa economia na conta de luz, reduzindo os valores em até 95%.

> Leia mais: Conheça 5 curiosidades essenciais sobre energia solar

Equipamentos solares desvalorizam a arquitetura

É mito. Muito pelo contrário. Hoje, a tecnologia usada nos módulos fotovoltaicos já está bastante aperfeiçoada, da mesma forma que as técnicas de construção civil. Sendo assim, o arquiteto precisa apenas estruturar um projeto capaz de chegar a um resultado esteticamente interessante, sempre levando em conta o aspecto funcional.

Dessa forma, o seu imóvel ganha muito em termos de valorização no mercado. E assim, dentro dos mitos e verdades sobre energia solar, o mito saiu ganhando.

O investimento não compensa

Nos últimos anos, devido à adesão crescente aliada à inovação tecnológica do setor, o custo para aquisição e instalação de um projeto fotovoltaico caiu muito. E, ainda, o retorno do investimento é percebido em torno de cinco anos, em média. Portanto, dentro dos mitos e verdades sobre energia solar, esse é mais um MITO!

Precisa ter bateria para armazenar energia

É mito. Poucas vezes esse método de armazenamento é necessário. Aqui no Brasil, a maioria dos usuários de energia solar participam de um sistema de compensação conectado à rede elétrica convencional da concessionária.

Assim, toda a energia produzida e não consumida é injetada automaticamente à rede, resultando em geração de créditos para o consumidor. E quanto aos mitos e verdades sobre energia solar, mais uma vez o mito vence!

É necessário ter autorização para instalar um sistema fotovoltaico

É verdade. Todo projeto de energia solar, para ser instalado em um imóvel, deve ter a autorização junto à concessionária de energia da região. Depois, os profissionais capacitados fazem a devida avaliação. E, mais um ponto para a verdade em mitos e verdades sobre energia solar.

> Leia mais: 93% dos adeptos da energia solar estão satisfeitos com seus geradores

Mitos e verdades sobre energia solar: não oferece segurança

É mito. A segurança é garantida, afinal, os sistemas de energia solar fotovoltaica hoje são projetados com uma tecnologia que garante confiança total para suportar climas extremos. Isso inclui chuva de granizo e queda de galhos.

O acesso a financiamento é difícil

É mito. Depois de muita evolução tecnológica e adesão crescente, financiar ficou mais fácil para todos. Hoje, o país já conta com variadas linhas de financiamento especialmente destinadas à aquisição de sistemas solares fotovoltaicos.

Além disso, há oferta de baixas taxas de juros e longos prazos para quitação do crédito concedido. Para conseguir o seu, é preciso apenas procurar a instituição financeira da sua confiança e fazer uma avaliação. Assim, finalizamos com mais um mito neste post dedicado aos mitos e verdades sobre energia solar.

Procure uma empresa de confiança e invista

Se há poucos anos era difícil encontrar empresas que faziam esse tipo de serviço, hoje já existem inúmeras opções nesse mercado em constante expansão. Assim, com tantas opções, os clientes precisam analisar cada vez melhor o que é oferecido, tendo sempre em mente esse artigo sobre os mitos e verdades sobre energia solar. E para quem pretende investir em energia solar, entender a fundo o assunto é um diferencial para sair na frente da concorrência.

Uma de nosssa dicas, é usar a Calculadora Aldo Solar para simujlar o projeto que se adequa as suas necessidades. Assim, você poderá contar com a revenda Aldo Solar mais próxima para receber um orçamento gratuitamente. Tudo isso, apenas com as ponta dos dedos. Não é demais?

> Leia mais: Energia solar é um ótimo investimento em longo prazo

Energia positiva é a que vem do sol

Por fim, agora que você já conehce os mitos e verdades sobre energia solar, comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Mitos e verdades sobre energia solar

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating