Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Como a Energia Solar vem transformando as empresas Como a Energia Solar vem transformando as empresas
Início » Como a Energia Solar vem transformando as empresas

Como a Energia Solar vem transformando as empresas

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Um dos objetivos frequentes das empresas é encontrar meios de economizar seus gastos mensais. O intuito é sempre criar condições de investir mais no próprio negócio e prosperar. Nos últimos anos, os sistemas de gestão passaram por muitas mudanças motivadas pela evolução tecnológica. No meio delas, a energia solar vem transformando as empresas que optam por essa fonte alternativa, ajudando imensamente na tarefa de poupar recursos financeiros.

Mas, essa não é a única vantagem oferecida pela energia solar. Neste post, você verá os benefícios que as empresas e a sociedade podem ter ao passarem a usar o sol como fonte de energia. Fique com a gente e confira mais!

Protege o meio ambiente

Trata-se de uma fonte de energia natural, inesgotável e constitui a forma mais sustentável e economicamente viável de geração de energia elétrica, na atualidade. Além disso, o processo para fabricação dos materiais e equipamentos necessários para montagem do sistema é controlado e não polui o meio ambiente. Isso desde os painéis solares, até a estruturação do efeito fotovoltaico, que converte a luz do sol em energia elétrica, sem emitir CO2 na atmosfera.

Para fabricar os componentes, a indústria também se beneficia de ausência de poluição sonora, que é um dos grandes problemas do setor industrial.

Gera economia de energia

Empresas de qualquer porte e de qualquer segmento podem adotar a energia solar em seus sistemas. Em todos os ramos de atuação essa é uma alternativa extremamente eficaz para proporcionar uma boa economia nos custos fixos de todo tipo de negócio.

A princípio, é necessário fazer um investimento com aquisição de todo o equipamento ajustado às necessidades de consumo de cada um. Além das despesas iniciais com a instalação no local mais apropriado. Mas, com o tempo, a conta de energia diminui drasticamente, podendo chegar a mais de 90% a menos, em determinados casos.

Economiza recurso financeiro

Conforme já dissemos, a conta de luz reduz drasticamente. Assim, levando em conta a vida útil do sistema fotovoltaico, em torno de 25 anos, a energia solar pode ficar 50% mais barata. Essa porcentagem pode ser ainda maior que a forma convencional, fornecida pela concessionária. É bom lembrar que a energia fotovoltaica se paga ao longo do tempo.

Ao escolher essa fonte, você valoriza o seu imóvel e, também, a marca do seu negócio. Isso porque empresas comprometidas com o meio ambiente são cada dia mais prestigiadas pela população. Cuidar da natureza já não é mais uma opção, e sim, uma necessidade.

Tem longevidade e requer pouca manutenção

Conforme já adiantamos, os sistemas de energia solar fotovoltaica apresentam longa vida útil e reduzem muito as despesas com manutenção. Esse é mais um fator de diminuição de custos para as empresas.

Contudo, é fundamental ressaltar que a durabilidade também está atrelada à escolha dos painéis e demais equipamentos do sistema. Eles devem ser de qualidade, além de contar com os serviços de instalação de pessoal capacitado.

A instalação é simples e rápida

Essa é mais uma vantagem que os sistemas fotovoltaicos oferecem às empresas. Desta forma, o equipamento é projetado para ser instalado de maneira simples e rápida, em poucos dias. E, para que funcionem de forma eficaz, com o máximo de aproveitamento, devem ser posicionados na parte externa do imóvel, na maioria das vezes, no telhado.

O diferencial nesse tipo de instalação é o fato de não interferir nas atividades corriqueiras da empresa. Aliás, esse também é um ponto muito positivo, já que nenhum local útil de trabalho da empresa precisa ser ocupado pelo equipamento. Em alguns casos, podem até mesmo cobrir áreas de estacionamentos, o que otimiza o espaço.

A empresa pode contar com incentivos fiscais

Nem todos os gestores sabem que a energia solar instalada nas fábricas e indústrias podem gerar incentivos fiscais do governo. Esse tipo de iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, instituído em 2015.

Assim, seu principal mote é promover uma redução significativa do consumo de energia termelétrica, que é usada quando os reservatórios de hidrelétricas estão baixos. Esse tipo de situação demanda a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, a gasolina e o diesel para produzir energia. Entretanto, usinas fotovoltaicas podem acabar com isso, além de não depender de reservatórios de água para abastecer a população com energia.

Melhora a vantagem competitiva no mercado

A preservação do meio ambiente é um dos principais motivos para se buscar fontes alternativas de produção de energia. Hoje, o cuidado com a manutenção dos recursos naturais é obrigação de todos nós. Nesse sentido, as empresas desempenham um papel fundamental. Além disso, quando adotam medidas sustentáveis, passam a ser vistas com mais respeito pelos clientes e investidores.

Assim sendo, podemos afirmar que o uso da energia solar em fábricas e indústrias tende a destacar positivamente essas empresas no mercado. A sociedade já está de olho nessas ações “verdes” e sabe valorizar quando uma organização se preocupa genuinamente com a preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, a vantagem competitiva aumenta também.

Desenvolve a cultura da sustentabilidade

Esse é um papel de cidadania e a pauta da sustentabilidade está cada dia mais presente nos ambientes corporativos. Assim, muitas empresas, dos mais variados portes, já estão investindo em sistemas fotovoltaicos. E isso não se restringe aos benefícios imediatos da energia solar. É, também, uma forma de demonstrar para o público a importância de implementar essas mudanças.

Dessa forma, a energia solar vem transformando as empresas. Grandes marcas americanas e europeias já estão apostando nessa ideia, é o caso da Johnson & Johnson, Walmart e FedEx e a tendência é aumentar. Essas ações são fundamentais para educar e conscientizar os colaboradores da companhia e os clientes.

Por fim, com o passar do tempo, mais e mais empresas e residências deverão absorver essa cultura sustentável, garantindo mais chances de preservar o ambiente. O que o mundo precisa é de qualidade de vida hoje e garantir a sobrevivência das próximas gerações.

Conscientize-se você também. Comece conhecendo mais sobre tudo o que cerca o universo fotovoltaico, acessando nosso blog.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating