fbpx
Início » Saiba detalhes sobre a aquisição da Aldo Solar pela Brookfield

Saiba detalhes sobre a aquisição da Aldo Solar pela Brookfield

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A Aldo Solar é o maior distribuidor de soluções para a geração de energia solar do país. Recentemente, fechou um acordo com a Brookfield Business Partners e seus parceiros institucionais com o qual vendeu 100% de suas ações. Assim, a operação está prestes a ser finalizada, ou seja, o closing será no final do mês de agosto. Então, decidimos replicar a entrevista cedida pela Aldo ao Canal Solar, para informar os clientes e os players do setor sobre os próximos passos da empresa. acompanhe o post e saiba mais detalhes sobre a aquisição da Aldo Solar pela Brookfield.

> Leia também:  Aldo Solar é adquirida pela Brookfield Business Partners

Como ficará a distribuição dos equipamentos?

Com o anúncio da compra da Aldo Solar por um fundo de private equity da Brookfield, muitas dúvidas sobre o fornecimento de produtos vieram à tona. Isso repercutiu principalmente em torno do valor de venda da empresa que, apenas em 2020, faturou mais de R$ 1,6 bilhão com seus negócios.

Dessa forma, ao ser entrevistado pelo Canal Solar, Aldo Pereira Teixeira, presidente da Aldo Solar, informou mais detalhes a respeito da operação. Esclareceu, também, algumas informações que circulam na imprensa, fazendo questão de tranquilizar o mercado. Confira, a seguir, alguns trechos da entrevista:

Canal Solar: Desde o início da semana passada o mercado solar está em alvoroço para saber como foi a aquisição da Aldo Solar pela Brookfield. Então, gostaria que o senhor nos contasse sobre como foi esse processo e o que podemos esperar nos próximos meses.

Aldo Teixeira: Esse é um processo de longo prazo, no qual é importante dizer que Aldo Solar é uma empresa familiar do interior do Brasil. A gente ainda abre e fecha essa companhia. Então, para ter um fundo canadense de 600 bilhões de dólares de ativos, sob gestão, elegendo a Aldo, foi preciso passar por um crivo de companhias “big four”. E, assim, foi necessário auditar cinco anos do nosso CNPJ. Então, centenas de informações foram auditadas antes de chegarmos ao prêmio de ser eleita uma empresa de interesse da Brookfield.

Um negócio possível para muitos

Então, para o mercado brasileiro, é importante entender que esse tipo de negócio é possível não só para a Aldo. É também possível para qualquer outra companhia familiar com alto nível de governança. As empresas familiares precisam estar dentro de um ambiente como esse, de normas e éticas, que atendam a todas as questões governamentais. Dessa forma, são passíveis de uma transação com um grupo dessa relevância. Assim, a Aldo deu um salto profissional muito alto nessa última semana.

Crescimento sustentável na aquisição da Aldo Solar pela Brookfield

Canal Solar: A Aldo teve um faturamento de mais de R$ 1 bilhão no ano passado e o mercado está aquecido. Então, por que vender a empresa neste momento?

Aldo: Na visão da Aldo, o setor ainda continua crescendo acima dos três dígitos e vai continuar crescendo ao longo dos próximos anos. Consideramos esse lado profissional, no mercado brasileiro e em toda a representatividade que a Aldo tem com mais de seus 13 mil revendedores e instaladores pelo Brasil. Sendo assim, era inevitável que houvesse um investimento de um fundo como a Brookfield. Isso é necessário para suportar o crescimento que nós vislumbramos a curto e longo prazo. E foi um dos pontos mais relevantes na decisão.

Canal Solar: Com essa mudança, o que os integradores e os instaladores podem esperar? Haverá alguma mudança ou eles poderão continuar contando com os serviços da Aldo Solar?

Aldo: Se vem alguma mudança, ela vem para melhorar o nosso mercado. De tudo o que vocês estão acostumados a acompanhar nada muda. Por isso, nós fizemos um comunicado interno com os nossos colaboradores. E fizemos isso justamente para dizer que a companhia passa agora a ser uma sociedade anônima de um grupo internacional do Canadá. E isso traz um impacto muito positivo para a Aldo e o mercado em geral. A negociação, portanto, trará contribuições para o setor de geração distribuída, geração de energia e matriz energética.

Agora, mudança? Não haverá nenhuma.

O nosso business plan (plano de negócios) para os próximos anos já está em contrato. A única coisa que muda são as notícias que vão incrementar e facilitar a vida dos integradores. A parte digital, de plataformas e de outras possibilidades de negócios estão no nosso radar e grandes melhorias nos processos vêm aí pela frente. Isso porque a Brookfield tem muito conhecimento, tecnologia e visão de longo prazo para apoiar o setor.

Canal Solar: Existe a perspectiva de a Aldo Solar atuar no mercado de geração centralizada?

Aldo: O foco da Aldo continuará o mesmo de hoje. Seguimos apoiando exclusivamente quem está e sempre esteve ao nosso lado, intermediando as vendas, fazendo seus projetos e suas instalações. Então, isso definitivamente não muda. Conversei muito com a Brookfield, e temos alinhamento total de que a Aldo não vai mudar o seu jeito de ser. Assim sendo, seguiremos apoiando os revendedores e integradores Brasil afora.

Geração centralizada

Com relação à geração centralizada, a Brookfield tem um know how espetacular neste mercado. Por isso, ela tem uma companhia chamada Elera, que é líder e está construindo dois parques solares importantes no Brasil, somando praticamente 1,5 GW. Assim, os fornecedores que se relacionam com a Aldo hoje, como Trina e Jinko, são muito familiares à Brookfield.

Know How financeiro na aquisição da Aldo Solar pela Brookfield

Então, a Aldo já tinha uma negociação muito elevada em um cenário bastante exclusivo, com a Brookfield. E isso tem uma multiplicação muito maior, porque traz know how financeiro, uma robustez. Agora, a Aldo tem condições para suportar qualquer tamanho de projeto, atendendo as necessidades dos nossos parceiros.

O integrador poderá continuar a bater na nossa porta, da mesma maneira que sempre fez. A chegada da Brookfield só traz mais segurança. Importante é que a Brookfield veio para o mercado de GD e chegou forte avisando todo mundo que veio para ocupar seu espaço.

Marco Legal de GD no Brasil

Canal Solar: Essa transação foi feita em meio ao processo de criação do Marco Legal para a GD no Brasil. Isso mostra o potencial de investimentos no mercado de energia solar, sobretudo em projetos de geração distribuída. Como você analisa esta transação ocorrendo neste momento de discussão do projeto de lei?

Aldo: O Marco Legal do setor está passando por uma movimentação muito forte. E isso pode trazer, de certa maneira, algumas consequências, melhores ou piores para a indústria. Reconhecemos a importância do setor solar para o nosso desenvolvimento sustentável. Portanto, acreditamos que o Brasil vai, sem dúvida, aprovar um marco que apoia a energia solar no longo prazo. E isso possibilita todos os brasileiros buscarem os benefícios da geração distribuída.

Plano B e plano C

Mas, a Aldo tem o plano B e o plano C. Nós temos vários outros tipos de instalações e projetos que poderiam, na situação mais drástica que a regulamentação trouxer, garantir o funcionamento e a continuidade de negócio. Isso porque já temos o zero grid, o sistema de armazenamento, sistema de off grid, sistemas de bombeamento de água para agronegócio e várias outras aplicações.

Então, o que acontece é que a energia solar no mundo é tão benéfica para a sociedade em geral em relação a outras matrizes energéticas. E isso fez com que a Brookfield quisesse investir no setor. Assim, ela está aqui firme e dizendo: “Eu estou apostando em vocês. Estou apostando no mercado, estou apostando em vocês instaladores e integradores de sistemas fotovoltaicos da Aldo”. É assim que ela vem.

Aldo continua como CEO da empresa

Canal Solar: Após a conclusão da transação você será CEO da Aldo e terá uma cadeira no Conselho da empresa. O que se pode esperar? Como a Aldo será gerida?

Aldo: Posso confessar que uma das coisas que fez parte desta decisão foi a questão familiar. Meu maior anseio, depois de 40 anos de companhia, é dar um pouco mais de conforto para a família. Então, para a família essa decisão foi bem importante, porque coloca a Ruth (sua esposa) e minhas duas filhas numa condição mais tranquila. Nessa situação, elas poderão aproveitar um pouco mais o convívio familiar e usufruir um pouco da aposentadoria.

E eu estou aqui firme na liderança da companhia, tocando o dia a dia como sempre. Então, para o mercado, e para todos os integradores, é um marco, uma notícia muito importante para o setor, mas operacionalmente estamos mais fortalecidos. Continuarei trazendo todas as grandezas que vocês merecem.

Valor da venda não foi divulgado

Canal Solar: Aldo, foi recentemente divulgada uma matéria sobre o valor da venda. Afinal, qual foi o valor da transação?

Aldo: Os termos são confidenciais. O que quero dizer é que o valor não é relevante. O quanto a família está colocando dinheiro para sua convivência familiar não é o caso agora. É fruto de um trabalho de 40 anos.  O importante nesta transação é o que fica de legado para o setor. Então, o maior lucro, a maior certeza, a maior garantia que todos vocês podem ter é a grandeza que este negócio terá daqui para frente. Todos nós saímos engrandecidos nessa operação em uma visão de médio e longo prazo.

Mensagem para os integradores a partir da aquisição da Aldo Solar pela Brookfield

Canal Solar: Qual é a mensagem que você deixa para os integradores? Como você avalia os últimos dias?

Aldo Solar: Esses momentos emocionantes foram marcantes na família, recebi centenas de mensagens no WhatsApp, e-mails e telefonemas. Não houve nenhuma destas ligações que não tivessem trazido grande encanto, grande parabéns pela conquista e por este momento que estamos passando. Percebi, no dia seguinte, que se nós (família) tínhamos algum receio, ele foi deixado de lado.

O mercado aplaudiu de pé. Principalmente os fornecedores europeus, chineses, americanos, tanto da área de TI como na área de solar. Eu recebi com grande louvor essa situação porque eles percebem em questão de segundos que a chave mudou, mas mudou para muito melhor. Essa é a mensagem que quero deixar para todos vocês. É essa sensação que estamos vivendo hoje e a sensação que vai perdurar ao longo dos anos.

Assista o vídeo da entrevista sobre a aquisição da Aldo Solar pela Brookfield

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calcule seu projeto

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating