fbpx
Início » Nexans oferece soluções avançadas para geração de energia solar

Nexans oferece soluções avançadas para geração de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Todos os anos, a COP (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática) acontece a fim de decidir sobre a implementação da Convenção e para buscar soluções no combate às alterações climáticas. A COP21 acontece ao mesmo tempo que a CMP11, a 11ª reunião das partes do Protocolo de Quioto. Sendo assim, cento e noventa cinco países assinaram a COP21. Na ocasião, eles se comprometeram a limitar os gases de efeito estufa para menos de dois por cento nos próximos anos. E o Brasil assinou este compromisso. Assim, está clara a importância da geração de energia solar como fonte alternativa.

Fontes alternativas de energia

Já sabemos que quarenta por cento das emissões globais de CO2 vem do setor de energia e este consumo vai aumentar. Então, é fundamental que as fontes primárias (mix de energia) evoluam em direção às energias renováveis. Nesse sentido, hoje, a energia solar representa cerca de 1% do mix de energia. No entanto, o crescimento será exponencial e tornou-se a maior prioridade de investimento do mundo.

Um dos principais benefícios da geração solar em grande escala é que as usinas podem ser construídas com relativa rapidez. Geralmente, isso acontece dentro de um ano, em comparação com projetos de hidrelétricas e combustíveis fósseis, que podem exigir cinco anos para serem concluídos. Mas, isso não significa apenas maior economia para o investimento inicial, como, também, menores custos de manutenção em longo prazo.

Assim, para alcançar a viabilidade de sua usina fotovoltaica, é necessário uma infraestrutura de cabos de energia e dados bem equilibrada. Dessa forma é possível garantir baixos custos e um desempenho ideal, de acordo com as preocupações econômicas, sociais e ambientais específicas.

Nexans pelo meio ambiente

Em 2020, a Nexans reforçou seu engajamento a favor do meio ambiente e mostrou como está construindo a estrada da energia sustentável do futuro. Foca seu compromisso com a redução de suas emissões de carbono a zero e de forma inovadora.

No Brasil, a Nexans está se posicionando como um fornecedor líder de cabeamento para a geração de energia solar fotovoltaica.

E, o que se espera de um fornecedor de cabo fotovoltaico? Vejamos a seguir:

  • Economia de Capex e Opex para atender a contratos competitivos de compra de energia e metas de Retorno Sobre Investimentos;
  • Capacidade de inovação;
  • Longa vida útil para seus ativos para proteger seu modelo de negócios;
  • Cumprimento das Normas Internacionais atualizadas para garantir o valor do ativo;
  • Impacto ambiental mínimo por meio de menor emissão de CO2 durante todo o ciclo de vida;
  • Experiência em energia, rede de dados e conectividade de rede;
  • Cooperação com um parceiro de solução de cabo financiável para reduzir custos financeiros e limitar o risco;
  • Suporte para o plano de desenvolvimento internacional (certificação, entrega local com sourcing local em igual nível de qualidade).

 Sobre os cabos fotovoltaicos da Nexans

  • Cumprem os padrões NBR e normas Internacionais – BS EN e TUV;
  • São rigorosamente testados e aprovados, com certificação TUV;
  • São compostos de revestimento com aditivos para resistência a UV, mantendo propriedades físicas e coloração dos compostos – Preto ou Vermelho;
  • Operam em condições extremas de temperatura – até 120°C tensões em DC até 1800 V;
  • Os condutores são de cobre estanhado com camada reforçada, elevada flexibilidade e seção aferida 100% (reduzindo perdas);
  • As embalagens otimizadas em rolos ou bobinas;
  • Cabo Energyflex BR Afitox 120° (Cu) – 0.6/1 kV (6×3) – Nexans.

 Quer saber mais sobre a Nexans?

“Nexans electrify the future”. Há mais de um século, a Nexans vem trazendo energia à vida. A marca fornece, aos seus clientes, tecnologias de soluções avançadas de cabeamento para transmissão de energia e de dados. Hoje, além dos cabos, a Nexans oferece um serviço completo, aproveitando tecnologias mais avançadas para otimizar o desempenho e a eficiência de seus ativos estratégicos. O Grupo está empenhado, todos os dias em enfrentar grandes desafios e satisfazer seus acionistas. Para tanto, coloca a Responsabilidade Social Corporativa no centro dos princípios aplicados em suas operações e processos internos.

Por fim, para conhecer mais a fundo tudo o que está sendo produzido no mundo para geração de energia solar, continue a navegar em nosso blog e confira!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating