fbpx
Início » Saiba como monitorar individualmente a placa fotovoltaica

Saiba como monitorar individualmente a placa fotovoltaica

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em
Tempo de leitura: 5 Minutos

Em sistemas fotovoltaicos é comum obter-se o monitoramento por meio do inversor solar. Embora os parâmetros fornecidos por esses equipamentos sejam satisfatórios, não é possível saber o que está ocorrendo em cada placa solar. Isso acontece porque, as informações são restritas a string ou a MPPT do inversor. Ou seja, se uma placa apresentar um desempenho insatisfatório ou até mesmo parar de gerar energia, sem nenhum motivo aparente, não será possível saber imediatamente que algo está errado com ela. Isso ocorre justamente pelo fato de as informações fornecidas pelos inversores de string estarem relacionadas a sequência de placas conectadas entre si. Mas, você saiba que é possível monitorar individualmente a placa fotovoltaica e resolver esse problema de visibilidade?

Como monitorar individualmente a placa fotovoltaica

Os otimizadores de potência Tigo Energy, também são conhecidos como dispositivos MLPE (eletrônica de potência à nível de placa). Quando embarcados nos geradores de energia solar, é possível não só obter o monitoramento placa-a-placa, mas também outros inúmeros benefícios que mencionaremos nesse artigo.

Por isso, acompanhe e saiba como monitorar individualmente a placa fotovoltaica!

Melhor aproveitamento da potência das placas fotovoltaicas

Em primeiro lugar, é interessante esclarecer que esses equipamentos melhoram o aproveitamento da potência de sistemas fotovoltaicos. Eles reduzem as perdas e elevam a eficiência dos sistemas.

Portanto, o conceito inicial para instalação de um equipamento como esse é não conectar as placas solares diretamente ao inversor CC-CA. Com isso, as placas podem ser ligados a conversores CC-CC a fim de obter um processamento prévio da energia antes de enviá-la ao inversor.

Esses conversores de corrente contínua podem ser interligados em paralelo ou em série. Dessa forma, eles fornecem energia a um inversor convencional ou apropriado para uso com os potencializadores.

> Conheça os benefícios de geradores otimizados

Os geradores de energia solar otimizados trazem um novo conceito geração e de gerenciamento aos sistemas fotovoltaicos. Assim, por meio dessas soluções é possível obter monitoramento placa-a-placa, maximizar a produção de energia e reduzir perdas de geração, além de prover muito mais segurança aos sistemas solares.

O que há de novo nesses equipamentos?

Esses geradores possuem a tecnologia MLPE (eletrônica de potência à nível de módulo) embarcada e conectada ao revolucionário sistema de comunicação e monitoramento Tigo Energy Intelligence. Então, juntos, eles constituem uma solução que traz desempenho superior na geração de energia, design flexível, maior segurança e menores custos de operação e de manutenção. Tudo graças à possibilidade de monitoramento individual de placa fotovoltaica, maximizando o ROI do projeto solar.

Quais os principais benefícios do monitoramento a nível de placa?

O sistema de monitoramento Tigo Energy Intelligence simplifica o comissionamento, reduz as despesas de manutenção e permite visibilidade completa de desempenho a nível de placa.

Além disso, proporciona muitos outros benefícios, como:

1. Maior visibilidade

A plataforma de monitoramento Tigo Energy Intelligence, embarcada nos geradores otimizados, é uma poderosa solução de gerenciamento e controle do sistema fotovoltaico. Sendo assim, ela permite uma visibilidade detalhada das operações a nível de placa. Isso proporciona a avaliação das características de desempenho de maneira detalhada e em tempo real de todos das placas que compõem o sistema. Além disso, traz informações relevantes da energia recuperada por meio de gráficos comparativos.

2. Manutenção proativa

Pela possibilidade de acesso aos parâmetros elétricos e de geração de cada placa fotovoltaica é possível, também, obter uma identificação proativa de anomalias. Essa ação localiza a exata posição do problema assim que ele acontece. Dessa forma, a equipe de manutenção não precisa descobrir em qual placa se encontra o problema. Isso porque a plataforma mostra a placa exata que necessita de atuação, evitando perdas de geração, além de tornar os custos de manutenção menos onerosos.

3. Visualização do aumento da produção de energia

A plataforma Tigo Energy Intelligence é a única disponível que mostra a quantidade de energia recuperada pelos otimizadores (TS4-A-O). Dessa forma, esse sistema proprietário da Tigo oferece visibilidade completa do desempenho de cada placa em tempo real e histórico.

4. Granularidade de informações

O sistema de monitoramento Tigo Energy Intelligence oferece visibilidade de desempenho em intervalos de 2 minutos – 7 vezes mais granular do que qualquer outro sistema compatível. É considerada uma plataforma de ultra definição (UHD) por detectar e diagnosticar problemas em alto nível de detalhamento e informações.

5. Segurança e confiabilidade

Por meio do sistema de monitoramento e comunicação os usuários finais e os instaladores habilitados, poderão configurar alertas para serem notificados. Tais notificações referem-se a quaisquer problemas de desempenho, interrupções, falhas potenciais e muitos outros parâmetros. Portanto, esses alertas ajudam a garantir que cada placa funcionará em seu nível ideal durante toda a vida útil do sistema fotovoltaico.

Confira um exemplo de monitoramento em tempo real 

Outros benefícios 

1. Otimização

Os geradores otimizados rastreiam constantemente o ponto de potência máxima de cada placa fotovoltaicaque compõe o sistema. Com isso, o módulo gera uma MPPT por placa maximizando os ganhos de geração. E, assim, minimizam as perdas de energia causadas por sombreamentos e demais causas que impactam o desempenho do sistema solar. Proporcionam, também, muito mais flexibilidade permitindo a instalação de placas em diversas inclinações, orientações e de diferentes potências na mesma string, sem restrições.

2. Recuperação de energia

Mesmo em condições ideias de geração sem sombreamentos previstos, os geradores apresentam perdas, principalmente, relacionadas a mismatch. Nessas condições é comum obter ganhos de geração entre 2% e 5%. Além de solucionar o mismatch, as placas com otimizadores apresentam menor degradação anual.

3. Segurança

Os geradores otimizados, fornecerão aos usuários o recurso PV-Off, projetado para desconectar manual ou automaticamente cada placa fotovoltaica. Essa solução leva a tensão CC do sistema a 0V sempre que um riso de segurança for detectado. Essa desconexão revolucionária permite aos instaladores, bombeiros e técnicos de manutenção a certeza de que não haverá alta tensão no arranjo fotovoltaico. Assim, o equipamento pode operar com segurança.

Conheça mais sobre a Tigo e suas tecnologias e saiba mais detalhes sobre os otimizadores e soluções de monitoramento disponíveis.

Conheça, também, os geradores otimizados a pronta entrega e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para oferecer essa fantástica solução aos seus clientes.

Monitorar individualmente a placa fotovoltaica

É importante ressaltar que, em qualquer tipo de sistema, esses equipamentos conseguem monitorar individualmente a placa fotovoltaica e elevar a geração de energia. E, mesmo em condições homogêneas de irradiação solar, sempre existirão placas apresentando características distintas nas strings.  Assim, as soluções de otimização e monitoramento da Tigo Energy são capazes de trazer uma melhora significativa de geração e eficiências a qualquer sistema fotovoltaico.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating