fbpx
Início » Vila solar alemã produz 4 vezes mais energia do que consome

Vila solar alemã produz 4 vezes mais energia do que consome

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Uma espécie de vila solar alemã produz quatro vezes mais energia do que consome. Sabia que isso é possível, além de parecer o melhor dos mundos em tempos de energia cara?

No ano 2000, a Alemanha aprovou uma lei que forçava empresas de energia a pagarem determinada quantia para todos que instalassem painéis solares em suas residências para consumo próprio. O excedente produzido seria vendido à rede de distribuição. Assim, a adesão dos consumidores foi enorme e hoje, 30% da energia elétrica já é produzida por meio de fontes renováveis.

> Leia mais: O Brasil poderá contar com energia solar e gratuita em 2050

Vila solar alemã

Hoje, na Alemanha, já existem regiões inteiras abastecidas por energia solar. Dessa forma, os alemães batizaram-nas de “solarsiedlung” (villas solares), uma vila solar alemã.

São áreas que usam a mais recente tecnologia empregada nos painéis solares, que têm a capacidade de gerar quatro vezes mais energia do que os usuários consomem. Uma dessas “villas” mais conhecidas fica próxima à Friburgo, a quarta maior cidade de Baden Würtemberg, no sul do país.

Projeto criado para vila solar alemã

Tudo isso começou graças à expertise do arquiteto Rolf Disch, que projetou essas “villas”, transformando Friburgo na campeã dos módulos solares. Disch foi responsável pelo projeto de 54 “passivhauss” (casas passivas) que não usam um sistema de energia ativo para manter a temperatura.

Assim, instalou nos telhados painéis de alta tecnologia, isolando as paredes com espuma de espessura de até 30 centímetros. Os vidros das casas são triplos e a casa é “selada” externamente. Dessa forma, o ar frio entra nas casas até determinado nível, sendo sugado através de uma espécie de funil existente na parede. O resultado é calor saindo da casa e aquecendo o ar frio que está entrando.

Vila solar alemã em seus melhores dias

Em seus melhores dias, a vila solar alemã é então capaz de gerar quatro vezes mais energia do que de fato precisa para consumir. O excesso é vendido para a rede de distribuição e o Estado paga 0,48 euros por kilowatt/hora.

Essas casas tecnológicas da vila solar alemã conseguem economizar muito sem poluir o meio ambiente. Para se ter uma ideia, uma casa antiga na Alemanha necessitava de 6.000 litros de diesel por ano para prover seu aquecimento.

Esse modelo, portanto, está prestes a ser implementado em várias cidades da Alemanha. Assim, aquele país pretende encerrar suas centrais nucleares até 2022, tornando-se pioneira em energia solar.

> Leia mais: Senado aprova incentivo à energia solar pelo SFH

Vila solar alemã: Energia desconectada com 100% de fonte renovável

Em dezembro de 2019 as luzes de Natal permaneceram brilhando junto de todas as lâmpadas na cidade de Bordesholm. Isso aconteceu após a energia da cidade ter sido desconectada da rede elétrica. Assim, os 7.500 habitantes da cidadezinha foram os primeiros residentes em toda a Alemanha a se tornarem 100% renováveis. Eles ficaram completamente desconectados por uma hora inteira sem que ninguém percebesse qualquer alteração.

Isso ocorreu porque a fonte de alimentação em Bordesholm foi habilitada por um sistema de armazenamento de 10 MW.

Ajuda de sistema de bateria na vila solar alemã 

O sistema de bateria ajuda na estabilização da fonte de alimentação e integra a energia renovável, fornecendo uma queda nas emissões de carbono. O sistema também foi projetado para fazer parte de uma “rede local independente” com recursos completos de ilhamento. Esse desenho é útil quando ocorrem falhas de energia e ajuda a ativar a rede local em operação. Além disso, o experiemento é mais um marco importante na transição energética.

Experimento bem-sucedido na vila solar alemã 

O experimento demonstrou que as fontes de energia renováveis podem fornecer energia sem afetar a estabilidade do sistema. De fato, os inversores de bateria fornecem à rede da ilha uma estabilidade e qualidade de energia ainda maiores do que a rede elétrica.

A intermitência das energias renováveis depende de fatores externos para gerar energia. Sendo assim, precisam de vento (eólica) ou luz solar (solar). E esses fatores não estão sempre disponíveis, como combustível em uma termoelétrica ou a movimentação dos rios, como em hidrelétricas.

> Leia mais: Exportação de lítio verde: Brasil pode se tornar potência

No Brasil, estado do Ceará planeja transformar onda do mar em energia ainda este ano

Cada vez mais, as novas fontes de energia estão se tornando imprescindíveis, limpas e abundantes no mundo todo. Sendo assim, especialistas em energia estão testando e implementando o uso do mar através das usinas de ondas como uma alternativa. Assim, se torna possível a geração de energia elétrica por meio do movimento das ondas do mar.

Em 2012, no Ceará, foi instalada uma usina de ondas do Porto de Pecém, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza.

Apoio do governo cearense

O projeto é resultado da parceria entre os pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ. E foi financiado pela Tractebel Energia (atual ENGIE) onde teve apoio do Governo do Estado do Ceará. O investimento foi de R$ 15 milhões, mas o projeto foi paralisado porque o contrato acabou em 2016.

A força que vem do sol

Por fim, agora que você já sabe que a vila solar alemã produz 4 vezes mais energia do que consome, conheça mais sobre energia solar. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Vila solar alemã

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating