Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos: saiba mais neste artigo! São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos: saiba mais neste artigo!
Início » São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos

São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, dia 29/09 e o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços reduzirá de 18% para 14,5%. Essa determinação, portanto, é válida para caminhões, veículos elétricos e eletrificados e ônibus elétricos, passando a vigorar a partir de janeiro de 2022.

A iniciativa enfatizou o compromisso do Estado de São Paulo com o meio ambiente, além de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, já é possível equiparar a situação dos elétricos com os veículos em geral, em face à redução do imposto para 14,5%.

> Leia: 14 mil veículos eletrificados foram emplacados no primeiro semestre

São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos: 1ª do ranking em eletromobilidade

Por essa iniciativa, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) parabenizou o governador João Doria (PSDB). Esse gesto foi divulgado em nota que cumprimentou o governador pelo fomento da eletromobilidade.

Ainda de acordo com a ABCVE a essa decisão deverá incentivar o crescimento do setor de caminhões, ônibus e veículos eletrificados. E, como São Paulo reduz ICMS para veículos elétrico,  o Estado assumne a liderança nacional da eletromobilidade.

> Confira os benefícios da energia solar aliada à eletromobilidade

Isso acontece em função do apoio direcionado às tecnologias limpas para transporte individual, público e de carga. Dessa forma, estamos dando um grande passo rumo ao incentivo da inovação na indústria paulista. E, da mesma maneira, no sentido de reduzir a poluição do ar, além do nível de ruídos nas cidades.

Novos modelos elétricos da VW da família ID

O progresso das ações envolvendo a circulação dos veículos elétricos está se fortalecendo cada dia mais o mercado. Tanto que a montadora Volkswagen lançou modelos elétricos da família ID., ID.3 e ID.4 na América Latina e as primeiras unidades, já embarcam na Argentina e no Brasil. Vale lembrar que esses modelos já são comercializados em países da Europa, na China e nos Estados Unidos.

Potência e autonomia

De acordo com a montadora, um modelo ID pode apresentar entre 145cv e 299 cv de potência máxima. E sua autonomia pode variar entre 330 Km e 550 Km. Então, com um sistema de recarga rápida, pode haver uma recuperação de até 80% da bateria em 30 minutos, aproximadamente. Isso se considerada a recarga DC (100kW).

Estratégia de descarbonização da VW

De acordo com a estratégia de descarbonização proposta pela montadora, suas emissões de CO2 serão neutralizadas até 2050. E, assim, futuramente, os modelos elétricos se unirão aos híbridos e ao flex com etanol na região.

Em termos de eletrificação voltada à mobilidade sustentável, muitas novidades surgirão em nosso mercado. Assim, vale lembrar que a estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina teve início com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil, em 2019.

Em 2021, a apresentação do e-up totalmente elétrico no Uruguai foi o segundo passo. E, o Brasil, recentemente, foi escolhido como sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis destinado aos mercados emergentes.

Veículos eletrificados em crescimento

O Brasil teve um registro de recorde em vendas de eletrificados no primeiro semestre de 2021. Assim, os 13.899 veículos eletrificados emplacados nesse período respondem por 1,4% do total de 1.006.685 comercializados no mercado interno dentro do período e janeiro a junho. Esses dados são da Fenabrave, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores.

Dessa forma, junho de 2021 havia despontado como o melhor mês da série histórica da ABVE, com 3.507 emplacamentos. Assim, esse número superou o resultado do mês de maio, com 3.102 de emplacamentos. Ainda foi registrado 2% de participação no mercado, com um total de 169.589 unidades, de acordo com a Fenabrave.

Metas serão superadas

Destacamos que os veículos eletrificados abrangem carros + comerciais leves híbridos (HEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). Essa lista exclui caminhões, ônibus e os elétricos levíssimos.

> Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre carros elétricos

Com os resultados apontados acima, quase 14 mil veículos emplacados no primeiro semestre, é provável que a meta inicial da ABVE seja superada. A previsão era de 28 eletrificados emplacados até o final deste ano, no entanto, tudo indica que esse número será superior.

Isso porque as vendas deverão ultrapassar 30 mil veículos, o que significa um acréscimo de mais de 50% sobre os 19.745 vendidos em 2020. Vale dizer, ainda, que naquela ocasião, o total de vendas já tinha sido de 66%, ou seja, mais que os 11.861 de 2019.

São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos: frota do Brasil

Esses resultados, portanto, apontam uma frota total de eletrificados circulando no Brasil, que chegou a 56.168 veículos entre 2012 e junho de 2021. Agora que São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos, esperamos que esses números aumentem cada vez mais e a nova era dos elétricos chegue para ficar definitivamente.

Essa mudança não pode mais ser adiada ou dificultada por interesses individuais, já que muitos problemas herdados pelo consumo irracional estão apresentando suas contas. Já é tempo de cuidar do planeta e lutar por uma vida mais digna para todos os habitantes do mundo.

Novos modelos de carregador de carro elétrico da ABB

carregador veicular Terra AC Wallbox é o mais novo lançamento da ABB e já estão disponíveis na Aldo Solar para todo Brasil. Assim, os novos modelos de carregador de carro elétrico da ABB fornecem um ponto de recarga para carros elétricos de alta qualidade. Além disso, oferecem excelente custo-benefício com possibilidades de updates remotos de softwares e diversas opções de conectividade (Wi-fi, Bluetooth, 4G e Ethernet) para gerenciamento da energia consumida.

Além disso, os carregadores Terra AC Wallbox são certificados e testados, garantindo assim segurança e proteção para seu pleno funcionamento. Fabricados com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta o Terra AC Wallbox entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis ideais para empresas, casas ou empreendimento.

Carregador ABB WallBox na Aldo Solar

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Confira Calculadora Aldo Solar - São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating