Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Indústrias brasileiras: de cada quatro, três se interessam pela solar Indústrias brasileiras: de cada quatro, três se interessam pela solar
Início » De cada quatro indústrias brasileiras três se interessam por energia solar

De cada quatro indústrias brasileiras três se interessam por energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que entre as fontes de energia renovável, a energia solar é a que mais desperta o interesse dos empresários brasileiros no ramo industrial. Dessa forma, três a cada quatro indústrias brasileiras se interessam por energia solar.

Portanto, segundo o estudo, 75% dos entrevistados revelaram que têm interesse em aderir a algum tipo de fonte renovável. Em seguida, o interesse recaiu sobre o hidrogênio verde ou tecnologias de baixo carbono, com 19%. Por último, a energia eólica foi cintada, com 13% de interesse das indústrias brasileiras.

> Leia mais: No Brasil, R$ 60 bilhões foram movimentados no mercado de energia solar residencial

Indústrias brasileiras – projetos ou ações voltadas às fontes renováveis

indústrias brasileiras

O estudo também demonstrou que 53% das indústrias brasileiras já contam com ações ou projetos que usam fontes renováveis. São empresas onde a fonte solar é o centro do maior número de iniciativas, ou seja, 91% das organizações. A biomassa concentra 5%, a eólica, 3% e o hidrogênio de baixo carbono, 1%, respondendo pelo restante das fontes renováveis em estudo.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da CNI, o Brasil está na vanguarda da transição energética. Por isso, conta com uma alta participação de fontes renováveis em sua matriz energética e percorre um caminho de sustentabilidade.

Durante a pesquisa, foram ouvidos 1.004 executivos de indústrias brasileiras de pequeno, médio e grande portes em todos os estados do país. O levantamento, então, foi realizado entre os dias 3 e 20 de novembro e foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding.

Indústrias brasileiras: tecnologias verdes e financiamento

indústrias brasileiras

Conforme entendimento levantado pelo estudo da CNI sobre as fontes de energia preferenciais pelas indústrias brasileiras, há necessidade de ampliar a quantidade empresas que acessam formas de financiamento para inciativas sustentáveis. E essa é uma das necessidades apontadas pelo setor privado para fomentar a economia de baixo carbono, além de propagar as tecnologias verdes entre as indústrias brasileiras.

De todos os entrevistados, ao longo da pesquisa, 67% manifestaram interesse nas linhas de crédito com intuito de adotar fontes renováveis. Entretanto, nem todos realizaram esse objetivo. Assim, apenas 16% procuraram por algum tipo de incentivo de crédito público para colocar em prática seus projetos sustentáveis. E, 6% dos entrevistados conseguiram.

Durante a pesquisa, o crédito privado demonstrou mais acessibilidade aos empresários das indústrias brasileiras. Assim, 24% deles buscaram e 15% conseguiram. E, o acesso a financiamento voltados às ações em sustentabilidade, para 62% dos empresários, é tido como difícil ou muito difícil.

O terceiro principal obstáculo para a implementação de ações de sustentabilidade pelas indústrias brasileiras, apontada por 22%, é a dificuldade de financiamento ou crédito. Essa dificuldade fica atrás apenas da falta de incentivo do governo, que aponta 51% e da falta de cultura de sustentabilidade no mercado consumidor, com 39%.

Em relação à adesão a novas tecnologias para alavancar a produção sustentável nas indústrias brasileiras, 75% dos interessados estão interessados nas linhas de crédito para tecnologias verdes. 66% declararam que não precisam de novas tecnologias de baixo carbono, enquanto 59% querem modernizar seus maquinários para atingir metas de descarbonização.

> Leia mais: Em momento de maior demanda da população a solar atendeu 19,2% do consumo de energia

Nesse ponto, ainda, a participação do poder público não é considerada suficiente pelas indústrias brasileiras, uma vez que 88% revelaram que não existe incentivo tributário para que tais mudanças aconteçam.

Indústrias brasileiras e o mercado de carbono

indústrias brasileiras

Outra medida importante apontada pelos entrevistados é a criação de um mercado de carbono regulado como um avanço necessário para ser incluído na agenda sustentável. Entre os empresários, portanto, 78% deles entende que a lei que regulamenta a iniciativa, é entendida como importante ou muito importante.

Dessa forma, se o mercado regulado de carbono que contemple a participação da indústria na governança, não tomando as sanções e as penalidades como desproporcionais, contribuirá para o alcance do país nas metas climáticas.

Sendo assim, cabe entender a iniciativa como uma forma de complementar outras agendas verdes. Alguns exemplos são a expansão das energias renováveis e o fortalecimento da política nacional de biocombustíveis, além da redução do desmatamento ilegal.

A Aldo e a sustentabilidade

Em um período em que a preocupação com as questões ambientais se torna uma pauta cada dia mais comum na rotina das empresas e a busca por alternativas limpas de energia recebe uma demanda crescente do consumidor, a energia solar vem ganhando espaço no mercado. Nesse contexto de mudanças e maior responsabilidade ambiental, a Aldo Solar e sustentabilidade se aproximam ainda mais na hora de entregar soluções e serviços para os seus clientes.

Hoje, a Aldo carrega em seus valores uma intensa preocupação com as questões que afetam o meio ambiente. São valores que conduzem suas atividades sempre com foco no atendimento às demandas do consumidor, mas com total respeito às legislações ambientais, garantindo uma postura de empresa inovadora e consciente.

A Aldo tem forte atuação no segmento de energia solar, mercado que está intimamente relacionado à sustentabilidade. Assim, se envolve ainda mais com o tema ao trabalhar de maneira totalmente ajustada às demandas da sociedade e das legislações.

Desde a sua origem, a Aldo sempre primou pela questão ambiental adotando uma postura consciente em suas atividades. Muito disso se deve aos próprios fundadores e diretores da empresa, que são muito ligados à natureza e carregam essa preocupação como valores pessoais.

> Leia mais: Energia solar superou 35 GW em capacidade instalada

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

indústrias brasileiras

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating