fbpx
Início » Saiba como a energia solar pode impulsionar o 5G

Saiba como a energia solar pode impulsionar o 5G

setor fotovoltaico deve expandir seus limites com a chegada da quinta geração de internet móvel no Brasil.

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O setor fotovoltaico deve expandir seus limites com a chegada da quinta geração de internet móvel no Brasil. Com isso, a energia solar pode impulsionar o 5G, uma vez que o consumo de energia elétrica tenderá a aumentar com a nova rede. Dessa forma, as fontes renováveis serão cruciais para atender à demanda que surgirá.

> Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa

Energia solar pode impulsionar o 5G: demanda por infraestrutura

A implementação e o uso da rede 5G, no Brasil, criará oportunidades nas áreas de energia e telecomunicações. No entanto, essa nova tecnologia exigirá infraestrutura compatível e suporte de energia renovável. Portanto, para tornar os benefícios do 5G viáveis, investimentos serão necessários em torres de transmissão e data centers.

Destacamos que os benefícios do 5G trarão maior velocidade e menor latência, o que deve ser muito relevante para a automação de processos.

Isso inclui instalação de energia solar e sistemas de armazenamentos em data centers para substituir geradores poluentes. Além disso, deve ser implementada cobertura 4G em rodovias, viabilizando a instalação de painéis solares e baterias em torres de transmissão.

Energia solar pode impulsionar o 5G

Gerador fotovoltaico OFF GRID

No universo da energia solar, quando se fala em criar oportunidades, um exemplo prático é garantir que essa tecnologiaGerador Aldo Solar Off Grid chegue em áreas remotas.  Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, quase um milhão de pessoas não têm acesso à energia no Brasil. Elas estão localizadas principalmente na Amazônia Legal, sendo que somente no Estado do Pará são mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica.

Neste sentido, os sistemas de geração de energia solar OFF GRID são ideais para essas situações, uma vez que não possuem conexão com a rede pública de energia, liberando o usuário da conta de luz.

 

Energia solar pode impulsionar o 5G: armazenamento de bateria

Um conjunto de baterias estacionárias armazenam o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Os Inversores fotovoltaicos em conjunto com os controladores de carga preparam essa energia para ser utilizada a qualquer momento, alimentando o que for necessário, mesmo nos momentos em que o sistema não esteja gerando energia.

Outro fator que ajudará a ampliar o acesso à internet para locais remotos e sem cobertura, será a combinação de energia solar com sistemas de armazenamento por bateria.  Ou seja, a energia solar pode impulsionar o 5G.

Assim, será possível garantir mais segurança ao fornecimento elétrico das antenas. O 5G também poderá elevar a capacidade de gestão das usinas renováveis de pequeno e grande portes com o suporte da internet das coisas (IoT).

> Mercado de armazenamento de energia solar é promissor

Leilão: energia solar pode impulsionar o 5G

A partir do leilão do 5G, o Brasil passará para uma etapa importante em relação ao desenvolvimento tecnológico de diversos setores da nossa economia. Assim, nos próximos anos, espera-se investimentos da “teles” na casa dos bilhões. Isso porque a rede 5G exigirá 10 vezes mais antenas que a rede 4G.

Com isso, a energia solar pode impulsionar o 5G e tende a crescer para atender às necessidades advindas dessa nova tecnologia, democratizando o acesso à internet móvel do país.

Então, no dia 05/02/22, a ANATEL concluiu o leilão de 5G. Assim, as operadoras vencedoras são: TIM, Claro, Telecom, empresa do grupo Pátria, Winity II e Brisanet Serviços de Telecomunicações, a maior operadora de internet do Nordeste. Forma contempladas, ainda, a Cloun2U Indústria e Comércio de Equipamentos eletrônicos, Consórcio 5G Sul, Sercomtel e Algar Telecom.

Expectativas da ANEEL

As faixas de transmissão do sistema 5G transmitem os dados em ultra velocidade, de forma similar ao que conhecemos da fibra ótica.

Então, a ANEEL tem uma expectativa de que a licitação do 5G movimente cerca de R$ 169 bilhões nas próximas duas décadas, que é o prazo de concessão. Assim, 15 propostas de consórcios e empresas foram apresentadas no certame.

A energia solar pode impulsionar o 5G

As redes 5G apresentam, como uma de suas características, torres de alcance bastante limitado. E isso exige a instalação de inúmeras antenas para atender um país com as dimensões continentais do Brasil. Dessa forma, a energia solar pode impulsionar o 5G, conectando os equipamentos até em locais sem rede elétrica. Pode, inclusive, armazenar energia para ser usada no período noturno.

Uma usina solar pequena instalada nesses locais, pode abastecer os equipamentos e tornar a infraestrutura mais segura contra desligamento por falhas na rede elétrica.

> Miniusinas de geração de energia solar nas escolas públicas

Ampliação das usinas

Ao contar com um serviço de internet móvel mais potente, poderemos ter a ampliação de usinas de pequeno e de grande porte. E isso pode ocorrer devido a uma considerável expansão da capacidade de tráfego de dados.

Segundo o edital, as empresas vencedoras deverão levar a tecnologia 5G para todas as capitais do país até o mês de julho de 2022.

Então, como contrapartida, aquelas que vencerem os lotes de 26 GHz terão a responsabilidade de garantir internet de qualidade às escolas de educação básica do país.

Energia solar pode impulsionar o 5G: avanço para cidades do interior

Depois de ser implementada nas capitais, a tecnologia 5G deve expandir para cidades menores. Muitos municípios não dispõem de legislação sobre antenas e será preciso solucionar esse problema. Então, aqueles que tomaram suas devidas providências mais rapidamente, serão os primeiros a serem contemplados com o 5G.

STF e o ICMS

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que reconhece a inconstitucionalidade da alíquota de ICMS majorada para energia elétrica e telecomunicações deve acelerar essas adequações.

A tecnologia 5G trará muitas vantagens para a criação de cidades digitais e para a gestão do serviço público. Tudo com uma capacidade maior de automação, monitoramento e IoT (Internet das Coisas). No final, teremos um incremento positivo de modernização da legislação.

Expectativas em torno do Marco Legal

Agora, com o Marco Legal da geração distribuída, o setor solar deve experimentar uma explosão na demanda. Além disso, a energia solar pode impulsionar o 5G e todos devem querer ter seu próprio sistema fotovoltaico para garantir a regra de transição.

Ainda somos desafiados pelos juros, pelo câmbio e pela logística internacional, que encareceram os equipamentos fotovoltaicos. No entanto, tudo isso tende a se regularizar ao longo do ano. Esperamos os próximos anos com mais energia positiva para todos!

> O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída e chegou a 10 GW de potência instalada

A força que vem do sol

Se assim como a Aldo, você também comemora os 10 anos de geração distribuída, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

energia solar pode impulsionar o 5G

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating